GRANDE PRÊMIO DA INGLATERRA


9a etapa

Brands Hatch, 13 de julho de 1980

Muitas novidades no circo da Fórmula 1.
O atual campeão mundial, Jody Scheckter, anunciou a sua retirada das pistas ao final da temporada.
Scheckter, que poderia anunciar a sua aposentadoria somente em outubro, preferiu fazê-lo na metade do campeonato, dando tempo a Ferrari para encontrar um substituto.
Os péssimos resultados obtidos e a falta de competitividade da Ferrari durante a temporada de 1980, certamente contribuíram para a sua decisão.
Enquanto isso, a Equipe Fittipaldi vivia dias de angústia e esperança.
A cervejaria que patrocinava a equipe deixou vazar a informação de que o contrato não seria renovado caso os resultados não apresentassem melhoras.
Pressionado, Emerson resolveu antecipar a estréia do Fittipaldi F 8.
Foi uma decisão precipitada.
O carro ainda precisava de uns dois ou três meses de testes.
Além de tudo, o F 7 não era um mau projeto,
Com um pouco mais de desenvolvimento ele poderia se tornar um bom carro.
O projetista do novo modelo era Harvey Postlethwaith.
Fazia parte da equipe de técnicos e engenheiros do Time Fittipaldi um estagiário chamado Adrian Newey.

Os treinos.
Como sempre, os Ligier foram os melhores.
Didier Pironi fez um tempo extraordinário e mereceu a pole position.
Jacques Laffite ficou com o segundo tempo.
Como sempre, os Williams formaram a segunda fila.
Alan Jones conquistou o terceiro tempo, enquanto Carlos Reutemann fazia a quarta melhor volta do treino.
Nelson Piquet arrancou tudo o que podia do seu Brabham e conseguiu o 5o lugar na largada.
O outro carro da equipe, pilotado por Hector Rebaque, que tinha substituído o fraco Ricardo Zunino, ficou com o 17o tempo.
Decepção era a palavra adequada para definir o estado de espírito das equipes calcadas com pneus Michelin.
Renault e Ferrari arrastavam-se na pista e foram conduzidas para as últimas filas no grid de largada.
Pela Renault, Jean Pierre Jabouille classificou-se em 13o lugar e Rene Arnoux e, 16o.
Pela Ferrari, Villeneuve ( 19o ) e Scheckter ( 23o ).
Emerson recebeu o novíssimo F 8 sem nenhum treino, ajuste ou acerto.
A beleza das linhas do Fittipaldi F 8 foi muito apreciada e originou vários comentários nos boxes de todas as equipes.
O carro foi montado na fábrica na fábrica e levado para a pista.
Era inevitável um péssimo desempenho.
Emerson largaria na 22a posição.
Keke Rosberg, ainda com o F 7, não conseguiu qualificar-se para a corrida.
O final do treino foi marcado pelo violentíssimo acidente de Rene Arnoux na Curva Druids.
Os bombeiros tiveram muito trabalho para retirar o piloto das ferragens da destruída Renault.
Milagrosamente, Arnoux nada sofreu.

A corrida.
Domingo. Dia nublado. Remota possibilidade de chuva.
Largaram.
Didier Pironi disparou na frente.
Dirigindo como um alucinado, ele abriu quase 3 segundos para Jacques Laffite, em apenas duas voltas.
Em terceiro, vinha Alan Jones.
Piquet era o quarto.
Reutemann vinha em quinto.
As duas posições seguintes eram ocupadas pelas Alfa Romeo de Patrick Depailler e Bruno Giacomelli.
Emerson Fittipaldi estava, depois da largada, em último lugar, tentando conhecer as reações de um carro recém nascido.
Folgado na liderança, Pironi continuou pilotando agressivamente.
Sua diferença para Laffite aumentava a cada volta.
O primeiro abandono da prova foi da Renault de Jabouille.
Já estava virando tradição.
Pironi liderou a corrida durante 18 voltas, durante as quais vários recordes de velocidade foram batidos.
De repente, um dos pneus da Ligier de Pironi começou a esvaziar.
Pironi foi para os boxes.
Trocou os pneus e voltou para a corrida em último lugar.
O novo líder era Jacques Laffite.
A Ligier número 26 tinha mais de dez segundos de vantagem sobre Jones e Piquet, que andavam juntos.
Logo após, foi a vez de Bruno Giacomelli entrar nos boxes para trocar um pneu furado.
Patrick Depailler teve problemas com a outra Alfa Romeo e abandonou a corrida.
Jacques Laffite liderou até a 27a volta, quando começou a sentir os sintomas de um pneu furado.
Ele tinha confortáveis 16 segundos de vantagem para Alan Jones.
O francês sinalizou para os boxes avisando que pararia na volta seguinte.
Para surpresa geral, ele não parou.
Ninguém entendeu.
Com o pneu cada vez mais vazio, Laffite perdeu o controle do carro e saiu violentamente da pista.
Fim de corrida para ele.
Alan Jones era o novo líder.
Nelson Piquet, em segundo, não conseguia acompanhar o ritmo de Jones.
Por sua vez, Carlos Reutemann, o terceiro colocado, também não mostrava disposição para encostar em Piquet.
Assim, os três primeiros colocados, bastante espaçados entre si, levavam a corrida para o final.
Eles estavam satisfeitos com as posições alcançadas.
Didier Pironi, que fazia espetacular corrida de recuperação, teve mais um pneu furado e abandonou a corrida quando já estava em quinto lugar.
A Tyrrell 010 estava se mostrando como um carro rápido e extremamente resistente.
Um dos pilotos do time inglês, Derek Daly, na sua melhor performance da temporada, chegou em quarto lugar.
O outro piloto, Jean-Pierre Jarier, cruzou a linha de chegada em quinto.
Alain Prost também teve problemas com pneu furado.
Mesmo assim, com bastante combatividade, chegou em ótimo 6o lugar.
Emerson Fittipaldi chegou ao final da corrida.
Ele cruzou a linha de chegada em 12o lugar.
Para Emerson foi muito importante terminar a corrida sem enfrentar nenhum problema sério no novo carro.
Ele chegou a declarar que o F8 andava mais que o F7.
O Grande Prêmio da Inglaterra terminou com a segunda vitória consecutiva de Alan Jones.
O piloto da Williams firmava-se na liderança do mundial de pilotos.
Seu principal adversário passou a ser Nelson Piquet, o segundo colocado na corrida e distante seis pontos na briga pelo campeonato.
No pódio, coube a Nelson Piquet a honra de festejar com uma enorme garrafa de Champanha.
Jones e Reutemann, impedidos pelo patrocínio saudita, não podiam tocar na tradicional bebida francesa.
As principais colocações do GP da Inglaterra foram as seguintes:
  1. Jones ( Williams )

  2. Piquet ( Brabham )

  3. Reutemann ( Williams )

  4. Daly ( Tyrrell )

  5. Jarier ( Tyrrell )

  6. Prost ( McLaren )


A classificação do campeonato ficou assim:
  1. Jones = 37 pontos
  2. Piquet = 31 pontos
  3. Arnoux = 23 pontos
  4. Pironi = 23 pontos
  5. Reutemann = 20 pontos
  6. Laffite = 16 pontos
  7. Patrese = 7 pontos
  8. De Angelis = 6 pontos
  9. Daly = 6 pontos
  10. Emerson = 5 pontos
  11. Rosberg = 4 pontos
  12. Mass = 4 pontos
  13. Prost = 4 pontos
  14. Jarier = 4 pontos
  15. Watson = 3 pontos
  16. Villeneuve = 3 pontos
  17. Giacomelli = 2 pontos
  18. Scheckter = 2 pontos

Campinas, 27 de setembro de 2003
Claudio Medaglia