GRANDE PREMIO DA ARGENTINA DE 1978


Buenos Aires, 15 de janeiro de 1978


A primeira prova da temporada apresentou o final do monopólio da Goodyear.

A Ferrari chegou a Argentina montada em pneus Michelin.

O bi-campeao Emerson Fittipaldi completou 0 100o grande premio e, otimista, apresentou o Copersucar-Fittipaldi F5A.

Carlos Reutemann foi para a Ferrari e Niki Lauda para a Brabham.

Os treinos.

A torcida local estava vibrando com o tempo obtido por Reutemann. A Ferrari dominou o treino classificatório até o último minuto, quando Mário Andretti, pilotando sua Lotus MK3, conquistou a pole position.

A outra Lotus, pilotada por Ronnie Peterson, ficou com o terceiro tempo.

John Watson e Niki Lauda, os pilotos da Brabham, classificaram-se em quarto e quinto lugar.

James Hunt, com o McLaren M26, ficou com a 6a posição.

Emerson Fittipaldi, sofrendo com a escolha do pneu apropriado, ficou com a 17a posição na largada.

A corrida.

Largaram.

Andretti pulou na frente e disparou.

Reutemann manteve a segunda colocação, seguido por Peterson, Lauda e Watson.

Andretti voava na pista de Buenos Aires.

Ao completar a segunda volta, Mário Andretti já tinha três segundos de vantagem sobre Reutemann.

Patrick Depailler e James Hunt estavam chegando no primeiro pelotão.

Na 6a volta, Ronnie Peterson foi ultrapassado pelas duas Brabham.

Agora a situação dos competidores na corrida era a seguinte:

Andretti, Reutemann, Watson, Lauda e Peterson.

Uma volta mais tarde, Watson ultrapassa Reutemann. O argentino estava tendo problemas com os pneus Michelin.

Na volta número 20, Andretti já tinha 14 segundos de vantagem para Watson.

Patrick Depailler fazia excelente corrida.

Ele fez muitas ultrapassagens e conseguiu chegar entre os primeiros.

Carlos Reutemann fez uma parada não prevista nos boxes para trocar os pneus. Caiu para o 15o lugar.

James Hunt fez uma corrida para marcar pontos. Foi rápido, preciso e seguro.

Não arriscou nada.

Ronnie Peterson estava perdendo posições depois de ter largado muito bem.

A sua Lotus estava com problemas de estabilidade.

Seu carro, instável e lento, contrastava com a Lotus de Andretti.

É importante lembrar que Peterson estava pagando para correr na Lotus.

O Grande Premio da Argentina estava chegando ao fim e Depailler e Hunt encostaram em Niki Lauda.

Lauda, mesmo estranhando o Brabham, continuava sendo um piloto extraordinário.

Resistia as tentativas de ultrapassagem de Depailler.

Faltava uma volta para acabar a corrida quando o penta-campeao, Juan Manoel Fangio, encarregado de dar a bandeirada de chegada, confundiu Peterson com Andretti e mostrou a bandeira quadriculada para o sueco.

Os que vinha atrás do sueco também foram bandeirados.

Virou a maior confusão.

Para resolver o problema, a direção da prova anulou a última volta.

Emerson Fittipaldi terminou a prova em 9o lugar.

Mario Andretti foi perfeito e venceu a corrida. Ele pilotou muito bem, sem erros e teve nas mãos um carro perfeito.

O Grande Premio da Argentina terminou assim:

Em primeiro, Andretti, seguido por Lauda, Depailler, Hunt, Peterson e Tambay.


Campinas, 14 de marco de 2001


Cláudio Medaglia