FÓRMULA 3

GRANDE PRÊMIO CIDADE DE PORTO ALEGRE – 1971


Tarumã, 31 de janeiro de 1971



O autódromo de Tarumã provocou uma revolução no automobilismo gaúcho.

Quase todo o Domingo tinha corrida.

Uma melhor que a outra.

E eu, como sempre, estava lá.

A atração, naquele domingo, era a formula 3.

As marcas eram Lotus, Brabham, Tecno e Chevron.

Vários pilotos estrangeiros estavam inscritos.

Reparem.

Alan Jones, Dave Walker, Tonny Trimmer, Torsten Palm, David Purley e Francois Migault, entre outros.

Todos em início de carreira.

O time brasileiro também era da pesada.

Wilson Fittipaldi Jr, José Carlos Pace, Marivaldo Fernandes e José Maria ( Giu ) Ferreira.

O melhor tempo dos treinos foi conseguido por Wilson Fittipaldi Jr, pilotando um Lotus.



Jurg Dubler, um jovem suíço, conquistou o segundo lugar no grid.

José Carlos Pace, com outro Lotus, ficou com o terceiro posto.

A corrida foi disputada em duas baterias de trinta minutos.

Primeira bateria.

A largada.



Largaram.

Wilson Fittipaldi Jr largou muito bem.

Assumiu a primeira colocação, bastante pressionado por Dubler.

Wilsinho e Jurg Dubler trocaram de posição umas quatro vezes em duas voltas.

Disputando o terceiro lugar, José Carlos Pace e Dave Walker brigavam muito.

Eles voavam na pista.

O desempenho deles era tão bom que logo encostaram nos líderes.

Eram quatro pilotos, grudados, brigando pela liderança da prova.

Que corrida, meus amigos.

Não dava para respirar.

De repente, Jurg Dubler começou a perder posições.

Seu Chevron estava com o motor falhando.

Wilson Fittipaldi Jr continuava líder, apesar das investidas de José Carlos Pace e Dave Walker.

Lá atrás, outra atração.

José Maria ( Giu ) Ferreira largou em 16o lugar.

Ele ultrapassava um ou dois pilotos em cada volta.

O público notou.

Todos acompanharam, aplaudindo muito, a escalada de Giu Ferreira.

Já no final da bateria, Dave Walker conseguiu ultrapassar José Carlos Pace.

Walker foi para cima de Wilsinho.

A briga foi feia até o final, com Wilson Fittipaldi Jr cruzando a linha de chegada um décimo de segundo na frente de Dave Walker.



A primeira bateria terminou assim:

  1. Wilson Fittipaldi Jr = Lotus

  2. Dave Walker = Lotus

  3. José Carlos Pace = Lotus

  4. Tonny Trimmer = Lotus

  5. Barrie Maskell = Chevron

  6. Giu Ferreira = Brabham

  7. Torsten Palm = Brabham

  8. David Purley = Brabham

  9. Mike Keens = Tecno

  10. Gianfrancesco Gagliardi = Brabham

Já sei.

Você deve estar perguntando pelo Alan Jones.

Não sei.

Confesso que não lembro.

Ele não foi notado.

Choveu uma barbaridade no intervalo.

A segunda bateria.

As posições respeitavam a ordem de chegada.

Largaram.

Dave Walker arrancou melhor e tomou a liderança de Wilsinho.



José Carlos Pace era o terceiro, seguido por Tony Trimmer.

Mesmo com a pista molhada, o ritmo era forte e rápido.

Wilson Fittipaldi Jr repetiu, durante todas as voltas da segunda bateria, a mesma manobra para tentar passar Walker.

Dave Walker ocupava a linha ideal e impedia a ultrapassagem.

Wilson Fittipaldi Jr entrava na reta grudado na traseira do carro de Dave Walker.

Walker mantinha o seu carro na esquerda da reta, pois a rapidíssima curva 1 era a esquerda.

Na metade da reta Wilsinho saia do vácuo e emparelhava, a direita, com Walker.

No final da reta os dois ficavam lado a lado, mas a linha ideal era de Walker.

O resultado era inevitável.

Walker contornava a curva 1 na frente na Wilsinho.

E assim foi durante toda a prova.



Dave Walker venceu a segunda bateria com dois décimos de segundo na frente de Wilson Fittipaldi Jr

A segunda bateria terminou assim:

  1. Dave Walker = Lotus

  2. Wilson Fittipaldi Jr = Lotus

  3. José Carlos Pace = Lotus

  4. Tony Trimmer = Lotus

  5. Sven Gunnarson = Brabham

  6. Fritz Jordan = Lotus

  7. Gianfrancesco Gagliardi = Brabham

  8. Francois Migault = Tecno

  9. David Purley = Brabham

  10. Alan Jones = Brabham

Olha aí o Alan Jones em décimo lugar na bateria.

Repito. Eu não lembro dele.

A soma dos tempos apontou a classificação final do Grande Prêmio Cidade de Porto Alegre.

O resultado foi:

  1. Dave Walker ( Austrália ) = Lotus

  2. Wilson Fittipaldi Jr ( Brasil ) = Lotus

  3. José Carlos Pace ( Brasil ) = Lotus

  4. Tony Trimmer ( Inglaterra ) = Lotus

  5. Torsten Palm ( Suécia ) = Brabham

  6. Mike Keens ( Inglaterra ) = Tecno

  7. Gianfrancesco Gagliani ( Itália ) = Brabham

  8. David Purley ( Inglaterra ) = Brabham

  9. Sven Gunnarson ( Suécia ) = Brabham

  10. José Maria ( Giu ) Ferreira ( Brasil ) = Brabham

Foi um ótimo Domingo.

Tão bom que continua provocando prazer.

Como o que sinto agora, escrevendo e lembrando


Campinas, 15 de dezembro de 2001


Claudio Medaglia